Toxina Botulínica

O que é a Toxina Botulínica?

A toxina botulínica, mais conhecida como botoxⓇ, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum.

Quando ingerida em grandes quantidades, essa substância pode promover a paralisia generalizada dos músculos do corpo provocando a morte do indivíduo por botulismo.

Qual o benefício da Toxina Botulínica?

mmp
pontos_md_codes

A toxina botulínica começou a ser utilizada na área médica, especialmente em dermatologia, para paralisar certos músculos da face.

Dúvidas

sobre a Toxina Botulínica

Os efeitos colaterais esperados se relacionam com dor ou inchaço local?

Os efeitos colaterais esperados se relacionam com a aplicação local. Dor ou inchaço podem aparecer ao redor da área onde foi feita a injeção.

Em raros casos, os pacientes podem apresentar fraqueza temporária dos músculos vizinhos à aplicação, o que pode levar à queda temporária da sobrancelha e da pálpebra.

Breve dor de cabeça também é observada em alguns casos.

Qualquer pessoa pode aplicar a Toxina Botulínica?

Embora seja minimamente invasiva, a aplicação da toxina botulínica deve ser feita por dermatologistas e cirurgiões plásticos capacitados, pois somente estes profissionais têm qualificação necessária para realizar o procedimento. Além disso, quando mal executada, a aplicação pode causar assimetria facial, infecções e outros problemas.

Cuidado com promoções realizadas em sites de compra coletiva, pois somente esses profissionais têm a qualificação necessária para manejar eventuais complicações decorrentes do procedimento. Além disso, quando mal executada, a aplicação pode causar assimetria facial, infecções e outros problemas.

Posso usar maquiagem após a aplicação da Toxina Botulínica?

O uso de maquiagem no local está liberado desde que o paciente não pressione ou massageie a área tratada principalmente nas horas seguintes ao procedimento.

Outro uso médico da toxina botulínica é para evitar o suor excessivo das axilas e da palma das mãos. A toxina paralisa as glândulas sudoríparas evitando o desconforto do suor excessivo.

Qual a preparação e cuidados que devo ter com o tratamento de Toxina Botulínica?

indicacao_contr-indicacao

Preparação

As injeções podem ser feitas no consultório. As aplicações podem ser feitas uma ou duas vezes por ano e que podem ser repetidas indefinidamente, porém sempre mediante prescrição e acompanhamento médico.

Cuidados

Nem todos os músculos da face podem ser expostos à toxina botulínica. É o caso do músculo responsável pelo arqueamento das sobrancelhas e do músculo usado para sorrir. Este segundo participa dos movimentos de alimentação e não poderia ser paralisado.

Depoimentos

Ficou com dúvida ou quer saber qual o melhor tratamento para sua pele?

Entre em contato conosco

Santo André

Alameda Francisco Alves, 169
cj. 53-54 – Jardim Santo André/SP

São Paulo

R. Pereira Estéfano, 114 – conj 502
Bairro da Saúde / SP

Agende uma consulta

(11) 945071700
(11) 4992 8448

© 2020 Dra. Vanessa Mussupapo |  CRM-SP: 105.400 | RQE: 36.306 | Dermatologista

plugins premium WordPress