Peeling Químico
Início / Especialidades / Dermatologia Estética-Cosmiátrica / Peeling Químico
O que é o Peeling Químico?
Há muitas maneiras de se fazer o peeling. O peeling químico, que, como o nome diz, promove essa descamação da pele através da aplicação de substâncias químicas.
Qual a vantagem do Peeling Químico?
O peeling químico, como pode ser superficial, médio ou profundo, apresenta diversos benefícios, entre os quais, o tratamento das rugas e linhas de expressão, acne, manchas senis, cicatrizes de acne, redução da oleosidade, fotoenvelhecimento, redução da oleosidade, aumento da produção de colágeno.
Dúvidas
sobre o Peeling Químico
Como funciona o peeling químico?
Através da aplicação de agentes químicos, específicos, camadas superficiais da pele serão “destruidas”.
Isso promove uma regeneração cutânea. Essa técnica acelera a renovação da pele e pode ter diferentes níveis: superficial, médio e profundo.
Os peelings superficiais são realizados em etapas, pois a descamação é fina. Já os peelings médios e profundos são feitos com aplicações únicas.
Nos peelings profundos a descamação é mais intensa e há a formação de crostas. O dermatologista avaliará cada caso para determinar a melhor opção de tratamento possível.
Dependendo da substância utilizada para o peeling profundo, o dermatologista solicita uma avaliação cardiológica antes da aplicação.
Quais as substâncias usadas no Peeling Químico
Fenol: atinge intensamente a pele e é utilizado para a realização do peeling profundo há cerca de um século. É indicado somente para tratar peles muito claras e com muita incidência de rugas.
Ácido tricloroacético: substância que pode ser combinada com outros agentes para a realização de um peeling médio.
Ácido salicílico: utilizado na realização de um peeling superficial.
Solução de Jessner e ácido glicólico: substâncias utilizadas na realização de peelings superficiais ou médios.
5-fluorouracil: substância combinada com a aplicação da solução de Jessner ou de ácido glicólico. É indicada para o tratamento de queratoses actínicas múltiplas ou campo de cancerização.
Ácido retinoico: substância mais comumente utilizada em forma de cremes de uso domiciliar. Para o peeling, a substância apresenta outra coloração e leva a resultados.
A proteção solar adequada é fundamental para o sucesso do tratamento.
Que devo me atentar e quais as contraindicações para o Peeling Químico?
Indicação
Tempo de regeneração da pele.
Depois de um peeling químico superficial, a pele se regenera em torno de três a quatro dias. A regeneração nos peelings médios e profundos se inicia 24 horas após sua aplicação e continua por cerca de sete a quinze dias.
Contraindicações
Os peelings químicos não devem ser realizados se houver forte exposição ao sol, em caso de gravidez ou se houver alguma ferida aberta no local a ser tratado. Também não é recomendado o tratamento para pacientes que estejam sob forte estresse físico e mental ou que tenham o hábito de mexer na pele com frequência.
Depoimentos
Ficou com dúvida ou quer saber qual o melhor tratamento para sua pele?
Entre em contato conosco
Dermatologia Oncológica
Dermatologia Clínica
Dermatologia Estética/Cosmiatria
Dermatologia Cirúrgica
© 2020 Dra. Vanessa Mussupapo | CRM-SP: 105.400 | RQE: 36.306 | Dermatologista