Vitiligo
Início / Especialidades / Dermatologia Clínica / Vitiligo
O que é o Vitiligo?
O vitiligo se caracteriza pela presença de manchas acrômicas na pele, resultado da redução ou da ausência total, nos locais afetados, de células responsáveis pela formação da melanina (melanócitos), que é o pigmento que dá cor à cútis.
Onde pode surgir o Vitiligo?
As lesões provocadas pelo vitiligo atingem principalmente os genitais, cotovelos, joelhos, face, mãos e os pés.
Dúvidas
sobre os fatores de risco do Vitiligo
O que causa o Vitiligo?
Apesar de as causas da doença ainda não estarem claras, aparentemente o vitiligo está associado a fatores autoimunes, ou seja, na formação de anticorpos que atacam e destroem os melanócitos e inibem a produção de melanina.
É difícil apontar fatores de risco associados ao surgimento do vitiligo, mas é comum a sua associação a outras doenças autoimunes, como as da tireoide e o diabetes.
Como surge o Vitiligo?
O início e a evolução da doença são imprevisíveis, havendo casos em que a mesma pessoa apresenta a regressão de algumas lesões simultaneamente ao surgimento de outras. Uma peculiaridade do vitiligo é que novas lesões podem surgir a partir de ferimentos na pele.
O vitiligo não causa danos diretos à saúde do paciente. No entanto, as manchas podem ter um impacto estético significativo, prejudicando a autoestima, fique atento para não ocorrer isolamento social. Fale com a gente para que possamos auxiliá-lo no tratamento.
Alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que podem desencadear ou agravar o Vitiligo
Saiba como podemos ajudar você a tratar o Vitiligo
Tratamento deve ser individualizado
Não há como prevenir as lesões de vitiligo ou impedir a sua progressão, mas o problema pode ser tratado.
A forma e a intensidade da doença variam em cada paciente, de modo que o seu tratamento deve ser individualizado. Determinado medicamento pode trazer ótimos resultados para um paciente e ser ineficaz para outro.
Aplicações de loções, pomadas
Os tratamentos são de longo prazo e buscam a correção das alterações que causam o processo de despigmentação ou, então, visam estimular a produção de melanina nos melanócitos existentes nas regiões afetadas. Em geral, envolvem aplicação de loções, pomadas e a exposição ao sol com uso de substâncias fotossensibilizantes.
Técnicas cirúrgicas
Quando o vitiligo é estável, ou seja, quando não surgem mais novas manchas na pele do paciente e as existentes não aumentam de tamanho, é possível tratar a doença com algumas técnicas cirúrgicas, por meio da transferência de melanócitos de outras áreas do corpo para as regiões atingidas pelo vitiligo.
Depoimentos
Ficou com dúvida ou quer saber qual o melhor tratamento para sua pele?
Entre em contato conosco
Dermatologia Oncológica
Dermatologia Clínica
Dermatologia Estética/Cosmiatria
Dermatologia Cirúrgica
© 2020 Dra. Vanessa Mussupapo | CRM-SP: 105.400 | RQE: 36.306 | Dermatologista